-
Arquitetos: spaceworkers
- Área: 340 m²
- Ano: 2015
-
Fabricantes: Focus
Descrição enviada pela equipe de projeto. Cabo de Vila é uma casa para uma casal jovem que queria uma casa que não se assemelha-se a uma casa regular. Na primeira visita ao local para a casa, a aproximação ao terreno deu-nos o mote principal para o projecto. Queríamos uma forma que pudesse preencher o vazio que sentíamos, deixado pelo vale, e ao mesmo tempo queríamos que esta nova forma abraçasse a reflectisse a envolvente verde do local dando aos seus utilizadores uma perspectiva especial sobre a paisagem.
O volume proposto materializa a sua forma através de duas lajes em betão com os seus lados côncavos, deixando que entre elas se desenrole uma leve parede, de vidro e madeira, que num jogo de cheio e vazio, permite que o interior da casa se relacione com o exterior.
No interior, a casa reflecte o estilo de vida dos seus proprietários. O pátio central recebe quem entra em casa e organiza todos os espaços comuns em seu redor, como se de um espaço sem fim se tratasse. Aqui não há barreiras entre os diferentes espaços apenas uma geometria orgânica que estabelece hierarquias entre eles e que permite contacto visual mútuo. Os espaços privados escondem-se por detrás de uma parede cortina que rodeia o pátio central, assim como a garagem e todas as áreas de serviço. Assim como nas áreas comuns, o quarto principal da casa é um espaço fluido sem portas, em que a hierarquia das relações entre a área do closet o wc e a zona da cama definem a sua forma.
Com materiais crus, no interior e no exterior, a casa cabo de vila estabelece uma relação de perfeita harmonia com a envolvente com a qual irá envelhecer com ao longo dos anos.